Google
 

sexta-feira, 30 de março de 2007

Jesualdo Ferreira: «O F.C. Porto é uma equipa culta tacticamente»

O rótulo de clássico e o reforço das atenções mediáticas não moldam os pensamentos de Jesualdo Ferreira na abordagem à 23ª jornada da Liga 2006/07. O treinador recorda que o FCPORTO é líder e tem características marcadas que lhe permitem encarar mais este desafio com o intuito de vencer.

FCP: Que equipa do FCPORTO irá apresentar-se este domingo, no Estádio da Luz?
Jesualdo Ferreira: Será uma equipa com um objectivo único de ganhar o jogo. Nesse contexto, será uma equipa com ambição e uma estrutura táctica que lhe permita, de facto, chegar ao seu objectivo. Não é uma pergunta de resposta fácil, mas num clássico destes não há favoritos. Há uma imprevisibilidade no resultado. O FCPORTO, neste momento, é o líder e não faz sentido mudar o nosso jogo, ser defensivo ou esperar pelo que o jogo vai dar. Vamos ser uma equipa que vai procurar ganhar. O FCPORTO é uma equipa culta tacticamente, que tem os seus processos e sabe o que tem de fazer. O jogo que prevejo é difícil. É um jogo único, segundo dizem os responsáveis do benfica. Nós estamos serenos, tranquilos e os jogadores sabem perfeitamente o que têm de fazer.

FCP: Com que sistema é que o FCPORTO se irá apresentar?

JF: Vão ter de esperar para domingo para ver. Não são questões que traga para discutir aqui.

FCP: O Anderson vai ser convocado?

JF: Amanhã há uma convocatória, por isso vão ter oportunidade de ver. Nessa altura já não vão ter tempo de perguntar nada. Farão apenas aqueles exercícios de conjectura simpáticos.

FCP: É legítimo pensar que este é o jogo do título?

JF: Disse que o que tinha lido, da parte do benfica, é que este é o jogo mais importante. Na minha perspectiva não é.

FCP: Mas se o FCPORTO vencer pode fechar a questão do campeonato?

JF: Se digo que não é definitivo, essa conclusão não faz sentido. Não me parece que este fim do campeonato seja tão pacífico como muita gente pensa.

FCP: Espera que este F.C. Porto seja igual ao que fechou o ano de 2006?

JF: O FCPORTO teve um trajecto bom e outro mais oscilante, como todas as equipas têm. O FCPORTO fez bons jogos durante estes períodos todos. Neste jogo acredito que as duas equipas vão ser corajosas. Acredito nesta equipa de arbitragem e deixava apenas o pedido para que fosse corajosa, porque aqui e ali tem faltado alguma coragem em tomar decisões em favor do FCPORTO.

FCP: Pedro Proença já disse que vai ter um critério largo e que vai defender os artistas…

JF: Acho que o árbitro tem de apitar as faltas que existem, independentemente dos critérios. É aí que me refiro à coragem. Nessa perspectiva, entendo que o F.C. Porto é uma equipa que não tem tido a coragem dos árbitros. Não gostaria de isolar a equipa de arbitragem das duas equipas. Este é um jogo mediático. Não é uma pressão nem uma crítica.

FCP: Considera correcta a avaliação de quem diz que o F.C. Porto está em vantagem, pois teve menor sobrecarga nos seus internacionais?

JF: Se me colocar na condição de seleccionador, faço as escolhas mais adequadas para a minha equipa. É isso que ele faz. Não merece discussão. Acho que os jogos da selecção, em qualquer país, influenciam sempre positiva ou negativamente. Os jogos da selecção interrompem o trabalho normal dos clubes. Não é bom trabalhar duas semanas com metade do plantel fora, mas tento sempre tirar as vantagens positivas da presença dos jogadores nas selecções.

FCP: Como encontrou os internacionais? O Quaresma, por exemplo, marcou um grande golo à Bélgica e depois não foi titular na Sérvia…

JF: O Quaresma cresceu bastante nos últimos anos. Sabe que tem de conquistar o espaço na selecção com competência. Tem-no feito, mas também sabe que esta selecção tem outros jogadores de grande qualidade, tem uma estrutura montada.

FCP: Pepe e Lisandro vão estar em condições de defrontar o Benfica?

JF: O Lisandro tem estado lesionado, mas vamos ver se até amanhã tem condições. O Pepe tem feito treino condicionado e fará amanhã um teste.
FCP: Ainda tem algumas limitações nas suas escolhas…

JF: Desde que haja jogadores lesionados ou que tenham estado algum tempo parado, são sempre algumas limitações. Amanhã é um dia importante para contar as espingardas. Nunca convocamos jogadores que saibamos que possam entrar em campo e não render o máximo.

FCP: Já sabe que equipa irá apresentar na Luz?

JF: Já.

FCP: Acredita que este jogo possa ser decidido por uma individualidade?

JF: Não me parece que o jogo vá cair numa decisão de um jogador. Se as equipas tiverem uma postura colectiva sólida, poderão permitir que um ou outro sobressaia.

FCP: Antes do jogo com o sporting, o Pepe já tinha feito treino de recuperação. Agora está convicto de que estará em condições?
JF: Pensei que iam perguntar pela lista do Real Madrid... É curioso que antes dos grandes jogos aparecem sempre estas coisas sobre três ou quatro jogadores do FCPORTO. Sobre a questão… O Pepe faz parte de um grupo de jogadores que apresentam algum desgaste normal, mas não é complicado de entender. O Pepe, pela forma como joga e treina, cumpriu um programa para estar amanhã em condições.

Informação retirada do site oficial do clube.

Sem comentários: