Google
 

domingo, 18 de março de 2007

Fiquei ENVERGONHADO...

0 - 1

Que jogo... O FCPORTO vs. sporting de ontem no Dragão é candidato ao pior jogo do campeonato deste ano.

O FCPORTO de ontem já entrou a perder em campo com a entrada de Alan, só o vi fazer uma jogada de jeito e nesse lance mandou a bola para as nuvens quando estava bem colocado para fazer algo mais positivo.

A equipa denotou fragilidades que desconhecia, o ataque não existiu, o meio campo não funcionou e a defesa ainda foi quem mais dignificou o clube. A baliza foi bem protegida apesar de pensar que Hélton está num mau momento psicológico e ir um joguinho para o banco não lhe fazia mal nenhum. Mostrou alguma intranquilidade ao sair da baliza e em alguns remates de fora da área. Mesmo assim fez algumas grandes defesas salvando o FCPORTO de uma goleada!!!

Na defesa não denotei nenhum erro passível de se referir, Fucile esteve bem a defender, tal como lhe competia, mas não conseguiu ter o fulgor ofensivo de outros jogos. Cech não inventou e no jogo de ontem foi certinho o suficiente. Pepe e Bruno Alves estiveram muito bem.

No meio campo a actuação individual dos jogadores foi muito inconstante. Paulo Assunção foi igual a si próprio e teve uma actuação dentro daquilo que nos tem habituado, senhor uma inteligência assinalável, fez cortes muito importantes. Foi o melhor elemento do meio campo PORTISTA e conseguiu não ser advertido podendo assim jogar com o benfica. Meireles que também estava em risco passou no teste e fugiu assim ao 5º amarelo. O médio internacional-A esteve uns furos abaixo do habitual, esforçou-se mas não teve o apoio necessário de Lucho. O médio argentino ontem não esteve em campo!!! Incrível a maneira como jogou (quem o viu e quem o vê), no jogo com o benfica e caso Anderson esteja a 100% o grande candidato a sair do 11 portista é o argentino. Sem ideias notou-se que algo se passa com o nº 8 dos dragões. Esperemos que venham melhores dias.

No ataque a equipa foi ZERO, não existiu. Quaresma deixou-se levar pelo individualismo pré-Adriaanse e não foi eficaz. Esforçou-se, mas quando a equipa necessitava de jogar como equipa decidiu que seria ele só a ganhar o jogo e deu-se muito mal com isso. Alan não esteve no clássico de ontem, se calhar estava a pensar na festa que ia haver no Copacabana (aqui na Madeira) e decidiu fazer uma pausa. Adriano foi o mais esforçado jogador na zona de ataque mas foi vítima das exibições dos colegas.


Depois de uma análise individual ao jogadores se calhar será necessária uma análise ao trabalho de Jesualdo Ferreira. Será que estava a ver o mesmo jogo que eu?? Demorou a perceber que o Sporting estava melhor. Demorou a perceber que Alan e Lucho não estavam em condições. Redimiu-se do erro de não pôr Postiga de início mas já foi tarde. A entrada do Jorginho só se proporcionou devido ao facto do Lucho se ter lesionado, julgo que caso Lucho não tivesse de sair por lesão não sairia por opção do técnico. Não percebi o arriscar de Jesualdo, tirou o jogador que está em melhor forma na equipa (Adriano) para pôr o Moraes. Concordo com a entrada do Moraes mas o jogador a sair deveria ser do meio campo, tirar o Adriano foi "dizer ao sporting" o jogo é vosso! Não gostei das opções tácticas de Jesualdo mas se acertassem se calhar estava aqui a elogia-lo, são opções e estas falharam.

Após o jogo alguém me disse em jeito de provocação "e o Jesualdo pedia o recorde de assistência no Dragão". Aí lembrei-me da conferencia de imprensa e passou-se um misto de confusão e revolta. E porquê? Pelo simples facto do clube ter o DRAGÃO cheio e realizarem uma exibição tão má. Os adeptos mereciam mais, muito mais, não pedia a vitória mas ao menos uma boa exibição. Desde a mudança de ano só vi o FCPORTO a praticar bom futebol em dois jogos e curiosamente foram em jogos da Champions. Espero uma exibição muito melhor daqui a 15 dias!

Ultima referencia ao arbitro do jogo, tentou deixar jogar mas mais uma vez fiquei com a ideia de que não sabe distinguir os lances, quando é falta não marca, quando não é marca. É confuso mas é assim que Pedro Henriques gere os jogos. Parece-me que na falta que dá o golo do sporting NÃO É FALTA, o jogador do sporting ao sentir que Postiga tá a saltar atrás dele jogasse ao chão, mas não quero criar polémicas. No final do jogo Pepe caí no chão e parece-me que foi tocado, mas aceita-se a decisão do arbitro pois não é um lance muito claro. Os assistentes tiveram bem e não se deu por eles em campo.

Melhor em campo - Helton

2 comentários:

Anónimo disse...

olá,
declaração de interesses: não sou sportinguista. dito isto, vamos lá ao que interessa:
percebo que a derrota seja de difícil digestão para os portistas. Sobretudo depois de Jesualdo Ferreira, treinador que admiro, ter dito: "no Dragão mandamos nós!"; "os jogadores do sporting vão sentir a falta de Liedson". Ora, na verdade, nenhuma das duas coisas se verificou: na primeira parte do jogo quem mandou no Dragão foi o Sporting; na segunda parte, a espaços o FCPorto mandou mas não se impôs. Os jogadores do Sporting não sentiram a falta do Liedson. Até marcaram um golo.
Por outro lado, só pelo Porto ter perdido não podemos dizer que foi o pior jogo da época. Pelo contrário: assisti a um grande jogo de futebol, de parte a parte, com bons lances de futebol total. Ora, reduzir um jogo a bom ou mau só porque a "nossa" equipa perdeu, não é muito lisonjeiro nem para o futebol, nem para um blog que aprecio.
Já agora: Nem o Quaresma foi tão mau como deixaram transparecer neste post. É indivualista. É. Mas fez jogar futebol. Não foi por causa dele que o FCP perdeu. Ele tudo tentou, foi aliás dos mais inconformados.
Nem a defesa foi assim tão brilhante: vi muitas jogadas em que os jogadores do SCP fizeram o que muito bem entenderam da defesa portista.
Quanto às faltas tem de haver alguma honestidade intelectual: se a falta de Postiga sobre Polga não existiu (o que aliás não é verdade) e deu origem ao golo, muito convenientemente foram omitidas por ti outros dois lances: um tirado a papel químico com os mesmos protagonistas (Polga sobre Postiga que deu origem a uma falta perigosa que só não foi convertida em golo porque o remate do Quaresma parou na barreira); a falta de Pepe sobre o Djaló, quando este se escapava pela linha lateral e, fora das 4 linhas, foi simplesmente rasteirado. Claro que, como foi fora das 4 linhas, não há lugar a sansão técnica, isto é, não deveria ser marcada a falta), mas há lugar a sansão disciplinar pois, no meu entender, o Pepe tentou intencionalmente derrubar o adversário.

Dito isto, desejo sucesso ao teu blog, e apenas um conselho: mesmo adeptos de um clube devemos despir por vezes a camisola para não corrermos o risco de sermos demagógicos. Aliás, como os próprios adeptos do FCPorto que estiveram no estádio que apuparam uma equipa que praticou mau futebol e começaram a abandonar o estádio muito antes do minuto final.

cumprimentos,
AL

Mourinho disse...

Caro AL você interpretou muito mal as minhas palavras. 1-Quando digo que este foi o pior jogo da época falo em jogos no Dragão pois o equipa este fim-de-semana não foi equipa. A equipa começou mal e não fez esforço nenhum para mudar as coisas. 2- o Quaresma foi mesmo um jogador individualista(na minha opinião) e não está em causa se fez ou não um bom jogo ou se é ou não um bom jogador. Na altura que a equipa precisava de ser mesmo equipa não o foi. 3- Eu não digo que não foi falta do Postiga, disse sim que não me parecia ter sido falta, e até digo mais você tem razão quando diz que o pepe faz falta fora das 4 linhas e com a falta assinalada sobre o postiga que não existe, por isso afirmei que parece-me que o Pedro Henriques não sabe distinguir um lance em falta de um lance legal.

De referir que me basiei pura e simplesmeste na minha opinião e que respeito e percebo a sua.

Quando ao teu concelho agradeço imenso e acredita que irei fazer um esforço para melhorar uma próxima abordagem.

Uma ultima referência ao comentário que fizeste. Gostava que te tivesses identificado aliás foste a primeira pessoa a comentar uma noticia no blog e gostava de saber como chegaste ao blog e se gostas do formato.

Abraço,
amnf69, André França