Google
 

quinta-feira, 29 de março de 2007

Bolas paradas

Nesta fase da época começam-se a fazer balanços, investiga-se as estatísticas, analisa-se todos os pormenores. Estava a pouco a ver alguns resumos de jogos da BwinLiga, e das selecções nacionais, fiquei maravilhado com alguns golos, de bola parada, e dei-me a pensar, à quanto tempo o meu clube não marca golo de bola parada? Lembrei-me subitamente de um golo do Quaresma frente ao Vitória de Setúbal esta época, mas em quase 40 jogos um só golo é muito…pouco! Estive a investigar e as estatísticas são impressionantes!!! O nosso clube tem uma média de um golo de bola parada por época, sim não me enganei, um golo de bola parada por época. Parece mentira mas não o é. Até vos digo mais…À duas épocas o único golo foi marcado pelo Diego (agora em Bremen) na Choupana, no empate a 2 com o Nacional, a época passada o único golo foi marcado por Quaresma na vitória frente ao Boavista, no Dragão, por uma bola a zero.
Isto demonstra uma destas duas coisas, ou o FCPORTO não treina situações de bola parada, ou então não tem jogadores especialistas em bolas paradas. Prefiro acreditar na segunda opção até porque se repararem ultimamente nas bolas paradas perto da área Quaresma (dono das bolas paradas na equipa azul e branca), tem utilizado outra forma de bater os livres, geralmente, de forma a que um jogador (normalmente, Pepe e Bruno Alves) ataque a bola vindo das laterais, e ai sim o FCPORTO tem beneficiado e muito do treino realizado visto que já que conta com alguns golos.
A verdade é que não me lembro de ver um grande especialista em bolas paradas no clube, lembro-me do Doriva, que tinha um remate muito potente, do Esquerdinha, que veio rotulado de excelente marcador de bolas paradas, porem, não o demonstrou verdadeiramente, do Deco, apesar dele não ser um especialista marcava alguns golos dessa forma, o Benni também dava um ar da sua graça, mas em 6/7 anos não consigo me recordar de outros jogadores, este tem sido um factor que as equipas técnicas que têm passado no FCPORTO não têm dado muita atenção, mas a verdade é que, cada vez mais o futebol se decide em pormenores e o sporting que o diga, 3 pontos ganhos no Dragão com uma bola parada.

Esperemos por melhores dias…

Sem comentários: