Google
 

segunda-feira, 9 de abril de 2007

"Virus 24 horas"

O site oficial do clube divulgou hoje um texto sobre a capa do jornal O JOGO. O Jornal desportivo informava hoje aos seus leitores que o Prof. Jesualdo tinha tido um desentendimento com o nº 10 benfiquista Rui Costa, o Porto-Madeira transcreve a noticia dada pelo jornal:
Porto-Madeira
"Instantes depois de Rui Costa e Vítor Baía (amigos há muito anos) trocarem um sentido abraço e falarem descontraidamente, o camisola 10 do Benfica dirigiu-se a Jesualdo Ferreira. Foi precisamente nessa altura que ocorreu o desentendimento com o técnico, desencadeado pelo facto de este se ter escusado a conversar com ele naquele sítio e momento, sugerindo que falassem, posteriormente, noutro local. O médio do Benfica não gostou do distanciamento e da "frieza" do técnico, e não deixou de manifestar, de imediato, a sua indignação a Jesualdo Ferreira, respondendo-lhe: "Se quer falar comigo, fale aqui, à frente de toda a gente." Visivelmente irritado, prosseguiu: "Conhece-me há mais de 20 anos, e eu não mudei, mas você mudou muito, não é mesmo desde que foi para o FC Porto. Eu sou sempre o mesmo. Além do mais, é tão benfiquista quanto eu..." "
Porto-Madeira
Porto-Madeira
O FCPORTO responde ao jornal com uma informação dada no site ofical do clube que o Porto-Madeira transcreve:
Porto-Madeira
"Ao ritmo de um vírus que se propaga de forma silenciosa, e já depois de ter infectado as páginas do Jornal de Notícias, que ainda hoje mente descaradamente em relação à confirmação de uma notícia sobre o F.C. Porto, a estirpe 24 Horas chegou agora ao jornal O Jogo, espalhando sintomas evidentes de sensacionalismo e falta de verdade. Os princípios do jornalismo são vacinação inócua para tamanho despudor. Quais serão os limites desta infecção?
Porto-Madeira
Importa referir, em jeito de ponto prévio, que a manchete desta segunda-feira de O Jogo é falsa. Não é verdade que o treinador do F.C. Porto se tenha escusado a conversar com o atleta Rui Costa, entre outras inverdades que, pelos vistos, sustentam a nova política editorial do diário desportivo e que apenas contribuem para intoxicar a opinião pública. Jesualdo Ferreira é o treinador da equipa principal de futebol do F.C. Porto e serve a sua entidade patronal com os direitos e os deveres de qualquer profissional. Associá-lo permanentemente a uma entidade patronal anterior não é próprio de quem actua de boa fé.
Porto-Madeira
O Jogo podia e devia ter procurado confirmar a informação que terá (?) recebido de uma fonte não identificada. Se o tivesse feito, estaria a reger-se pelos princípios éticos e deontológicos que norteiam a Comunicação Social e a marcar um fosso imenso com quem consume papel a inventar. Se optasse por contactar o F.C. Porto para validar ou invalidar o relato envenenado que publicou, podia ter escapado ao ridículo e à colagem ao elenco crescente dos sensacionalistas.
Porto-Madeira
Os leitores percebem os intuitos deste novo posicionamento. É muito fácil escrever alicerçado em fontes por nomear e descurando a obrigatoriedade de confrontar intervenientes. Ao jornalista, todavia, compete muito mais que a mera criação. A Comunicação Social não deve ser arbitrária ou sectária, apesar da insistência de mentes perversas que, pelos vistos, se reproduzem ao ritmo da inveja. Mas o F.C. Porto já está vacinado. E atento."
Porto-Madeira

Sem comentários: