Google
 

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Jesualdo Ferreira: «Campeonato até ao fim… se nós deixarmos»

A contagem decrescente não perturba Jesualdo Ferreira, incapaz de revelar a menor disposição para desacelerar antes de assegurado o êxito absoluto. Mantém a discussão aberta a benfica e sporting, embora pretenda fechar-lhes a porta à primeira oportunidade, com mais uma exibição sem mácula, e diz-se preparado para travar a sequência de sete vitórias consecutivas do Belenenses. Pelo fim, distingue razões de sobra para um nono mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa, atribuindo-lhe a profunda transformação sofrida pelo F.C. Porto até atingir uma dimensão global.

As frases fortes do treinador do F.C. Porto durante a conferência de imprensa em que fez a antevisão do jogo com o Belenenses… e não só:

A mesma dificuldade
«O jogo com o Belenenses mantém o grau de dificuldade daqueles que temos vindo a disputar. Depois de ter passado a zona de turbulência que a grande maioria das equipas não consegue evitar, o F.C. Porto foi capaz de ultrapassar todos os adversários de uma boa forma, atendendo a todos os problemas que a equipa tem vindo a atravessar.»

Orgulho de Jesus
«Vamos encontrar uma equipa que é o retrato do seu treinador. O Jorge Jesus construiu uma equipa forte, que ocupa o quarto lugar e acabou de garantir a presença na final da Taça. Deve sentir-se orgulhoso por isso e feliz pelos três ou quatro meses de reconhecimento de toda uma carreira.»

Importância extrema
«Sabemos exactamente quais sãos os seus pontos fortes e fracos. As exibições e resultados que o Belenenses tem conseguido motivam ainda mais o FC Porto. Neste quadro, julgo que vai ser um bom jogo, que nos vai obrigar a actuar no limite e a fazer dele mais uma final. Será um jogo de extrema importância, não só pelo facto de na próxima jornada ter uma deslocação difícil ao Bessa, mas também porque o benfica e o sporting se defrontam. Estou seguro de que a partida com o Belenenses vai proporcionar-nos acréscimos de motivação e confiança.»

Fadiga vs motivação
«Quando se ganha, a fadiga é mais facilmente recuperável. Não estou preocupado com o facto de o Belenenses ter disputado um jogo a meio da semana e que o tenha resolvido no prolongamento. Nem creio que possa tirar disso qualquer proveito. Essa é uma preocupação exclusiva do seu treinador. Naquilo que nos compete, não vamos cair nessa ideia errada de que uma equipa que jogou na quinta-feira não está fisicamente preparada para jogar no domingo.»

Se nós deixarmos…
«Acho que vai haver campeonato até ao fim e lembro que, por vezes, acontecem resultados imprevisíveis. O FC Porto acabou a primeira volta com sete pontos de avanço e, nessa altura, toda a gente nos dava como vencedores antecipados. Entendo que tanto o Benfica como o Sporting têm todas as condições para lutar pelo título, se nós deixarmos. E isso é coisa que não nos interessa.»

Abrandar depois de ganhar
«Uma equipa de nível, que quer ganhar o campeonato, só pode abrandar quando o tiver ganho. Não há outra forma de encarar uma prova desta responsabilidade. É fundamental que os jogadores percebam, e eu estou convencido que sim, que não há outro método para ganhar competições. Já tivemos essa experiência e não creio que os jogadores enveredem por essa via.»

Presidente contra o regime
«Os 25 anos de Pinto da Costa na presidência do FC Porto tiveram como resultado o crescimento impensável de um clube que era visto como sendo de província. Na altura, era inimaginável que o FC Porto pudesse atingir uma dimensão global, alcançando níveis competitivos e organizativos invejáveis. Pinto da Costa fez do FC Porto o clube português com mais títulos internacionais e só não é aquele que tem mais títulos nacionais devido ao regime vigente que o precedeu e o qual teve de afrontar. Conflituar para ganhar e para ser mais forte é uma atitude muito nobre e estou seguro de que tem ainda muito para dar ao clube, apesar do muito que já deu.»

Apoio massivo
«Os adeptos do FC Porto vão estar presentes em massa. E nós precisamos deles para nos acompanhar nos últimos cinco jogos.»

Primeiro o título
«Se me perguntar se gostaria de ficar muito tempo no FC Porto, respondo-lhe que sim. O desejo imediato é ganhar o campeonato, depois se verá.»

Sem comentários: