Google
 

quinta-feira, 22 de março de 2007

Cantera portista em foco n' A BOLA

O jornal A Bola de hoje publica uma notícia sobre a cantera portista que achei interessante divulgar. Para os muitos portugueses e portistas que perguntam pelos bons jogadores da cantera portista aqui está um motivo de orgulho.

«Ventura, Castro... e não se esgota aqui a relação de dragõezinhos que se preparam para a emancipação. Na escola do FC Porto há outros nomes em lista de espera para dar o salto e agarrar a oportunidade. Partindo da defesa para o ataque, os responsáveis azuis e brancos seguem com atenção a evolução de Bura, um central senhor de um remate potente e com bom jogo aéreo. Hugo Monteiro é um lateral-esquerdo de grande entrega e que disfarça com facilidade o facto de não ser canhoto, bem sucedido tanto nas funções defensivas como ofensivas.
No meio-campo há Fabinho, o cérebro da equipa e o elemento incumbido de vigiar a zona à frente da defesa: destaca-se nele o grande espírito de liderança e a qualidade de passe. Rui Pedro também pertence ao sector, em missão estritamente atacante, embora também se possa considerá-lo homem de área, ideia reforçada pelos atributos no capítulo da finalização que lhe concedem o estatuto de maior goleador da formação júnior.
Ukra (André Monteiro) é um perigo anunciado nas alas, um extremo-direito que alia a velocidade à técnica e que não deixa de tirar as medidas à baliza dos adversários. Por ali também joga Monteiro, atleta veloz e habilidoso, polivalente, bem capaz de garantir o corredor direito na sua totalidade. No flanco oposto as atenções centram-se em Candeias, avançado possante, rapidíssimo e com talento que se estende às artes do remate.
Estes futuros craques, entre outros que continuam a ser moldados na oficina portista, são variadíssimas vezes tema de conversa nas reuniões que juntam à mesa os homens que coordenam a formação do clube e o corpo técnico da equipa principal. O futuro encarregar-seá de denunciar eventuais apostas na prata da casa e provará o sucesso ou insucesso das mesmas: para já, há garantia... e promessa de qualidade.»
in
De referir que estes jovens jogadores possuem todos idade de juniores, 17/18/19 anos.

Só um a parte para dizer que muitos se esquecem de muitos jovens jogadores que o Porto possuí como Ivanildo, Paulo Machado, Diogo Valente, Nuno Coelho, João Pedro, Helder Barbosa, entre muitos outros, que mais tarde ou mais cedo vão dispontar, seja no FCPORTO ou não.

Sem comentários: